Casa na Rua de São Marcos / António Pedro Faria

Casa na Rua de São Marcos  / António Pedro Faria - Fotografia de Interiores, Janela, VigaCasa na Rua de São Marcos  / António Pedro Faria - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, JanelaCasa na Rua de São Marcos  / António Pedro Faria - Fotografia de Interiores, Janela, Escada, CorrimãoCasa na Rua de São Marcos  / António Pedro Faria - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, CorrimãoCasa na Rua de São Marcos  / António Pedro Faria - Mais Imagens+ 16

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  185
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tiago Casanova
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  AOF, AutoDesk, Sanitana, Trimble Navigation
Casa na Rua de São Marcos  / António Pedro Faria - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Tiago Casanova

Descrição enviada pela equipe de projeto. No momento de intervir num edifício existente, surge sempre a confrontação entre o antigo e o novo. Um edifício do séc. XIX, situado no Centro Histórico de Braga, Rua de São Marcos, é a estrutura preliminar a partir da qual se produz este projecto, que quer pôr em evidência as qualidades do existente. Através de uma análise cuidada das características do edifício, em paralelo com aquilo que são os objectivos do novo programa, procura-se uma solução que crie um todo coerente e harmonioso.

Casa na Rua de São Marcos  / António Pedro Faria - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Tiago Casanova

Ao analisar o edifício existente, nota-se uma das qualidades mais comuns em edifícios com estas características tipológicas: a sua flexibilidade. Esta flexibilidade é facilmente constatada na forma como o edifício foi sendo dividido e ocupado ao longo do tempo mantendo, no entanto, a sua forma e estrutura inalterada. A flexibilidade do edifício acontece pela forma como se organiza. Pode- mos identificar um núcleo central de distribuição que dá acesso a duas zonas, que se relacionam com as duas fachadas. A dimensão generosa destes zonas, em que não se define um determinado uso ou tipo de espaço, permite que os mesmos possam funcionar como um todo ou de forma isolada.

Casa na Rua de São Marcos  / António Pedro Faria - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Corrimão
© Tiago Casanova
Casa na Rua de São Marcos  / António Pedro Faria - Imagem 20 de 21
Corte
Casa na Rua de São Marcos  / António Pedro Faria - Fotografia de Interiores, Janela, Porta, Corrimão
© Tiago Casanova

O projecto responde à intenção de parcelar os pisos 2 e 3 em duas habitações, mantendo, no entanto, a caixa de escadas central de distribuição existente inalterada. Para tal é proposta a adição de um dispositivo divisor do espaço. Este dispositivo mantém e evidencia as qualidades já presentes na caixa de escadas, nomeadamente no que diz respeito à iluminação e ventilação naturais, à sua função de espaço de distribuição e núcleo agregador de todo o edifício.

Casa na Rua de São Marcos  / António Pedro Faria - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Tiago Casanova
Casa na Rua de São Marcos  / António Pedro Faria - Imagem 18 de 21
Planta - Primeiro Pavimento
Casa na Rua de São Marcos  / António Pedro Faria - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Tiago Casanova

Através da adição deste dispositivo, feita de forma precisa, é possível por um lado, potenciar as qualidades da caixa de escadas existentes e, por outro, dotar este espaço de novas qualidades, nomeadamente enquanto elemento de entrada e separação para uma das habitações. A estrutura é executada em esqueleto de madeira e preenchida a painéis translúcidos de policarbonato, permitindo assim que este espaço central e aglutinador do edifício continue dotado de luz e ventilação naturais, garantindo a privacidade para a habitação.

Casa na Rua de São Marcos  / António Pedro Faria - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Janela
© Tiago Casanova

A divisão dos dois pisos dá origem a dois apartamentos: um estúdio e um T2. O estúdio beneficia da área generosa que a zona entre a caixa de escadas e a fachada de tardoz possui. O apartamento T2 desenvolve- se em dois pisos. No segundo piso, tira-se partido do pé-direito com uma altura igualmente generosa, resultante da inclinação da cobertura. Na zona de estar é criado um núcleo funcional que permite a criação de um espaço de estar em mezanino. Outra das intenções do projecto passa por conservar sempre que possível os pavimentos, as caixilharias em madeira ou os elementos decorativos presentes na clarabóia ou tectos.

Casa na Rua de São Marcos  / António Pedro Faria - Fotografia de Interiores, Armário, Porta
© Tiago Casanova

A confrontação que existe entre o antigo e o novo, as novas necessidades trazidas pelo programa e a intenção de manter as qualidades do existente, tornam-se os três eixos a que o projecto deu resposta. Partindo do existente e das suas qualidades, trabalhando com elas e potenciando-as para assim alcançar uma metamorfose que responda aos desafios contemporâneos, é o princípio orientador de todo o projecto

Casa na Rua de São Marcos  / António Pedro Faria - Fotografia de Interiores, Banheiro, Pia, Janela
© Tiago Casanova

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Braga, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Casa na Rua de São Marcos / António Pedro Faria" 02 Set 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/946810/casa-na-rua-de-sao-marcos-antonio-pedro-faria> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.